Objetivo

 

Este manual tem como objetivo demonstrar e instruir sobre a funcionalidade de integração de XMLs para documentos de saída, notas fiscais eletrônicas (NF-e) e SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos).

 

Requisitos de Utilização

 

Para utilizar a ferramenta de Integração Fiscal, é necessário entrar em contato com comercial@ti9.com.br para solicitar a instalação.

 


 

Acesso ao Sistema

 

  1. Entrar no TI9: Use seu usuário e senha para acessar o sistema.
  2. Acessar o módulo: No ERP, navegue até Livros Fiscais > Processos > Integração Fiscal (XML).

 

Essa opção abrirá a aplicação destinada à integração dos XMLs.

 


 

Preparando os Arquivos XML

 

  1. Localize a pasta do launcher: Acesse o diretório correspondente ao cliente.
  2. Subpasta "xml": Dentro da pasta da aplicação, localize a subpasta chamada "xml" e insira todos os arquivos XML da empresa nela.

 

Exemplo de Caminho: pasta_da_aplicacao/xml

 


 

Tela Inicial do Sistema

 

Ao abrir a aplicação pelo launcher, você verá a página inicial:

 


 

Etapas de Importação dos XMLs

 

1. Vinculando a Operação e Finalidade

 

Para importar corretamente os documentos fiscais, é necessário configurar o vínculo de operação e finalidade. Porém, para vincular a operação, é necessário escolher primeiro qual é a classificação.

 

Vinculando a Operação:

 

  1. Selecione a Classificação:
  2. Escolha o CFOP correspondente.
  3. No campo "Operação": Selecione a operação desejada.
  4. Clique em "Aplicar".

 

Vinculando a Finalidade:

 

  1. Escolha o CFOP correspondente.
  2. No campo "Finalidade": Selecione a finalidade desejada.
  3. Clique em "Aplicar".


 

Obs: Esse processo deve ser feito para todas as classificações existentes.

 


 

2. Importando os XMLs

 

  1. Acesse a Tela de Importação:


  1. Selecione a Filial.
  2. Preencha o período correspondente às notas fiscais que deseja importar.
  3. Escolha o tipo de documento a ser importado: NF-e, SAT ou ambos.
  4. Clique em "Importar".

 Observe que na imagem anterior é mostrado a opção gerar dados de Financeiro e Estoque, todo o processo de configuração dessas opções será demonstrado no tópico 'Importação de dados financeiros e estoque do XML na integração fiscal.'

 


 

3. Verificando o Resultado da Importação

 

Status e Logs de Erros:

 

 

Corrigindo Erros:

 

  1. Verifique o CFOP correspondente ao erro.
  2. Realize o vínculo correto de operação e finalidade.
  3. Retorne à tela de importação e reimporte o documento.

 

Nota: Após a correção, o status do documento deve ser "Sucesso".

 


 

4. Processamento Bem-Sucedido

 

 

5. Conferindo as Notas Importadas

 

  1. No ERP, acesse: Faturamento > Documento de Saída.
  2. Pesquise pela nota processada.
  3. Verifique as informações fiscais da nota.

 


 

Importação de XMLs Fora do Período Especificado

 

 

Nota: Isso não é um erro, apenas uma informação do sistema. No caso mostrado, o documento em questão foi apenas "ignorado" durante a importação, por não estar dentro do prazo especificado.

 


 

Importação de Dados Financeiros e Estoque

 

Configuração de Dados Financeiros:

 

 

  1. Configure as informações para lançamento das duplicatas conforme a tag de meio de pagamento do XML. Pra isso, preencha os campos especificados acima.
  2. Vincule a forma de pagamento aos dados bancários.
  3. Não são gerados documentos de compensação para as operações de devolução, uma vez que não existe essa informação no XML.
  4. O lançamento do financeiro também verifica a opção Lança Financeiro de acordo com a operação da Nota Fiscal.

 

Obs: Se a parametrização realizar baixa automática, não será possível reimportar os dados financeiros até que a baixa seja cancelada.  O mesmo se aplica a baixas manuais realizadas após a importação.

 

Configuração de Estoque:

 

  1. Preencha as informações de filial e almoxarifado.

  1. Configure o almoxarifado para o lançamento.
  2. O lançamento verifica a opção "Lança Estoque" e os campos de finalidade.
  3. Não é possível realizar lançamento de lote visto que não existe essa informação no XML, desta maneira os produtos que controlam estoque por lote irão gerar erro na hora da integração.
  4. Também é verificado o saldo no lançamento do estoque, desta maneira o produto deve possuir saldo para realização da movimentação do estoque.


Informações Importantes sobre o Integrador Fiscal

Existem algumas informações sobre fluxo, regras fiscais e outras questões importantes a respeito do integrador fiscal. Iremos colocar abaixo:

 

É válido ressaltar que o tratamento citado acima se aplica aos clientes pessoa Física, caso a empresa realize vendas para pessoas jurídicas é necessário continuar cadastrando o cliente em Companhias& Pessoas.