OBJETIVO
Permitir informar os campos "Forma de Pagamento" e "Bandeira do Cartão" no processo de faturamento.
UTILIZAÇÃO
1. Parametrização
1.1 Acesse "Financeiro > Cadastros > Tabelas de Configurações > Formas de Pagamento/Recebimento" (Figura 1) e preencha o campo "Classificação NFe/CFe-SAT".
Figura 1 - Forma de Pagamento
1.2. Informe nas operações do tipo 70 e 76 a "Forma de Pagamento Padrão" (Figura 2) que será utilizada para novos Pedidos de Venda.
Figura 2 - Operações > Forma de Pagamento Padrão
. Importante: A informação "Meio de Pagamento Padrão" não será mais utilizada no cadastro de "Operações". Esta informação passa a ser determinada nos moldes do cadastro "Formas de Pagamento/Recebimento" (figura 1). Por ora, esta informação continua visível nesta tela "Operações", de modo que o auxilie no "De-Para". (isto é, qual meio de pagamento utilizava para determinar qual forma de pagamento preencher na operação). |
---|
1.3. Se necessário, atualize o cadastro "Bandeiras de cartões" (Figura 3).
Figura 3 - Bandeiras de cartões
1.4. Dados de Intermediador
Acesse "Companhias & Pessoas", abra o cadastro do intermediador.
Na aba Geral (Figura 4) marque a opção "Nosso Intermediador = SIM". Em seguida, clique no botão "Dados de Intermediador".
Importante: Esta configuração é necessária para preenchimento do campo "Intermediador de Transação" no Pedido de Vendas.
Figura 4 - Nosso Intermediador
É necessário cadastrar as informações do intermediador (Figura 5) para cada uma das filiais.
Geral
- ID no Intermediador: necessário para emissão da NFe.
- Gera Lançamento Financeiro: lançamento automático de contas a receber para o intermediador com os dados do faturamento da venda, visto que o cliente já efetuou o pagamento ao intermediador.
Figura 5 - Dados de Intermediador
2. Processo
2.1. Pedido de Vendas
2.1.1. Para pedidos de vendas com operação do tipo 70 e 76 (com a opção "Movimentação Financeira" marcada), é obrigatório ter a "Forma de Pagamento" (Figura 6) preenchida.
2.1.2. Este campo é considerado padrão e é replicado em todas as Duplicatas (Figuras 7). Caso haja mais de uma forma de pagamento para o mesmo faturamento, esta informação pode ser alterada na duplicata (Figura 8). Se uma duplicata tiver mais de uma forma de pagamento, é necessário marcar a opção "Permite alterar" e lançar as duplicatas na etapa Cotação.
2.1.3. O campo "Bandeira Cartão" (opcional) é exibido quando a forma de pagamento é do tipo "Cartão de Débito" ou "Cartão de Crédito" (campo “Classificação NFe/CFe-SAT” do item 1.1 acima).
Figura 6 - Pedido de Vendas
Figura 7 - Duplicatas
Figura 8 - Detalhes da Duplicata
2.1.4. Os registros de meios de pagamento são gerados automaticamente, agrupando as duplicatas pelas formas de pagamento e ficam disponíveis apenas para consulta.
2.1.5. O campo "Descrição Meio Pagto" (Figura 9) é preenchido com a mesma descrição da “Classificação NFe/CFe-SAT” (do item 1.1), exceto quando a classificação estiver com "99 - Outros", pois neste caso é utilizado o conteúdo do campo "Descrição Pagamento" do cadastro "Formas de Pagamento/Recebimento".
Figura 9 - Meio de Pagamento
2.2. Documento de Saída
2.2.1. O "Documento de Saída" (Figura 10) também exibe os campos "Forma Pgto" e "Bandeira".
2.2.2. O campo "Forma Pgto" é obrigatório e deve ser preenchido (tecla F3) em notas fiscais manuais.
2.2.3. Ao efetivar o documento, os meios de pagamentos são gerados da mesma forma que é feita para os pedidos de venda (item 2.1).
2.2.4. O "Contas a Receber" (Figura 11) também é gerado com o conteúdo dos campos "Forma Pgto" e "Bandeira".
Figura 10 - Documento de Saída
Figura 11 - Contas a Receber