
Importante
Este passo antecede e é imprescindível para que o uso da versão 12 possa ocorrer. É necessário que todos os procedimentos contidos neste tutorial e nos demais sejam realizados por profissional qualificado, sendo necessário que o responsável pela infraestrutura da empresa acompanhe o processo.
Antes de realizar o processo de backup e restauração
- Considere realizar este procedimento em horário extra expediente, pois o sistema não poderá ser acessado durante o processo.
- Certifique-se que nenhum usuário esteja utilizando o sistema antes de iniciar e que todos os procedimentos e ações necessárias para o início da atualização foram executados.
- Garanta que o disco da máquina servidora tenha espaço suficiente para a criação do arquivo de backup. Veja o tópico abaixo "Tamanho da base de dados".
A tabela abaixo pode ser usada como referência para determinar um tempo médio para o procedimento em seu ambiente:
Tamanho da base de dados **Tempo médio para backup e restauração até 5 GB 2 horas de 6 a 10 GB 4 horas acima de 10 GB 6 horas ou mais *O tempo pode variar de acordo com a capacidade da máquina.
**Médias de acordo com a seguinte configuração de hardware: Memória: 8GB Memória / Disco: SSD 15K.
Tamanho da base de dados
Para saber o tamanho de sua base de dados, acesse o aplicativo PgAdmin III.
Clique sobre o seu banco de dados, depois pressione o botão "Statistics" e verifique o parâmetro "Size":
Realizando o backup da base de dados
Passo 1. Abra um novo arquivo em um editor de textos, como o Bloco de Notas, copie e cole os comandos abaixo:
@echo off set servidor=localhost set arquivo_log=%banco%_log_backup.txt echo on pause |
---|
Os parâmetros demarcados em azul devem ser verificados com o seu pessoal de TI. Também é necessário verificar o caminho da instalação do banco de dados, caso não esteja em arquivos de programas, o caminho "%programfiles%" deve ser substituído pelo caminho da instalação do banco de dados.
servidor indica o IP da máquina servidora da base de dados em questão.
banco indica o nome da base de dados.
porta indica em qual porta do servidor está configurado o PostgreSQL.
Faça a verificação e altere os parâmetros para refletirem o seu ambiente. Atenção, altere somente os parâmetros demarcados em azul.
Após, salve o arquivo de texto em uma unidade onde haja espaço suficiente para que o sistema crie o arquivo de Backup da base de dados. Verifique o tópico acima "Antes de realizar o processo de backup e restauração". O arquivo de backup será criado no mesmo local onde você salvou o arquivo.
Passo 2. Agora, renomeie a extensão do arquivo para ".bat" para que este seja transformado em um arquivo executável.
Passo 3. O arquivo de execução está pronto. No momento em que puder iniciar o processo de backup (vide tópico acima "Antes de realizar o processo de backup e restauração"), clique duas vezes no arquivo para executá-lo. O processo será iniciado conforme demonstra a imagem abaixo.
Não feche esta janela até que o processo tenha sido concluído.
Perceba que o arquivo de backup já foi criado e está sendo utilizado no processo, e que o log com o resultado do backup é gravado no arquivo %banco%_log.txt.
Caso seja solicitado a senha do usuário postgres é necessário informá-la.
Ao finalizar, a janela do processo demonstrará os dizeres: "Pressione qualquer tecla para continuar...". Neste momento, pressione qualquer tecla para finalizar o processo.
Finalizado o processo de backup visualize o arquivo de log (%banco%_log_backup.txt) e verifique eventuais erros no processo de backup. O arquivo de backup deve ser gerado sem erros e a empresa deve se certificar que o arquivo esta integro, se necessário restaure o arquivo de backup para verificar sua integridade.
É necessário que exista um backup da pasta data do diretório de dados do postgresql, fale com seu administrador de rede para verificar a execução deste processo.
- Fim do processo.