Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados

OBJETIVO

Criar um limite de faturamento para o cliente, reservando uma cota por lotes do produto.

Ao definir uma cota para o cliente/produto somente será permitida utilização do(s) lote(s) definido(s), ou seja, ao realizar um Pedido de Vendas somente estará disponível para o cliente os lotes e quantidades reservadas, não sendo possível utilizar qualquer outro lote sem antes reservar previamente a sua quantidade. Da mesma maneira outro cliente que não conseguirá utilizar a quantidade reservada para o cliente.

UTILIZAÇÃO

Cadastrando a Reserva para o Cliente

Acessar a janela "Faturamento > Cadastros > Cadastros Diversos - Controle de Faturamento - Lote x Cliente" e incluir a cota preenchendo todos os campos, conforme Figura 1 e 2.

Figura 1 - Controle de Faturamento - Lote x Cliente


Figura 2 - Determinação da quantidade e lote a serem reservados

 

Conforme figura 1 o usuário deverá incluir o cliente, produto e marcar a opção "Controla Cota" como SIM. A partir desta definição o sistema somente permitirá a utilização de lotes definidos no botão "Lotes".

No exemplo da figura 2 foi reservada a quantidade 10 do lote 1234. Ao se informar esta quantidade o sistema calcula a quantidade já utilizada neste lote em pedidos em aberto de forma que o usuário consiga visualizar tal quantidade e reservar uma quantidade coerente.

Ao salvar a reserva na tela de lotes o sistema valida a quantidade disponível de estoque, tanto do lote, quanto do almoxarifado para os casos de pedidos que reservaram estoque mas ainda não tem lote informado. Nos casos em que não houver saldo disponível para reservar a quantidade solicitada o sistema irá exibir mensagem ao usuário.

 

Importando arquivo de reservas (CSV)

Também foi disponibilizada a opção de importar os registros do tipo ".CSV". Para isto, clique no botão "Importar Arquivo" nesta mesma janela, informe o caminho do arquivo (ou selecione-o apertando a tecla F4) e clique no botão "OK", conforme demonstrado na Figura 2.

Figura 3 - Importação de Arquivo do Controle de Faturamento - Lote x Cliente

 

Cada linha do arquivo deverá conter todos os campos do cadastro delimitados pelo caractere ";" (ponto e vírgula):
código da filial;código do produto;código do almoxarifado;lote;código do cliente;quantidade reservada

Veja um exemplo de como ficarão as linhas do arquivo contendo os seis campos separados por ";" na Figura 3.

 

Figura 4 - Estrutura do Arquivo de Importação do Controle de Faturamento - Lote x Cliente

Validações no arquivo:
  • Se alguma linha estiver com informação inválida em algum dos campos ou estiver faltando algum campo, apenas esta linha não será importada.
  • O sistema também verifica a quantidade já utilizada nos pedidos e a incluirá automaticamente na importação. Neste momento, é possível que a quantidade utilizada seja maior que a reservada, como o sistema não permite esta situação, automaticamente o sistema aumenta a quantidade a ser reservada de forma que a quantidade a ser reservada seja igual a calculada (ou seja o resultado da equação é zero).
  • Caso haja quantidades de estoque já utilizadas em pedido de forma que a quantidade disponível em estoque seja inferior a quantidade solicitada o sistema apresentará mensagem de erro com informação do produto e não irá importar nenhuma linha do arquivo sendo necessário rever a quantidade informada no arquivo.

 

Vendas/Outras Saídas

Ao incluir um pedido o sistema valida a quantidade reservada do cliente. Ao verificar a reserva caso a quantidade solicitada exceder este saldo, o sistema apresentará a seguinte mensagem no momento de salvar o item: "Este produto possui reserva para o cliente mas não há quantidade disponível para este almoxarifado e lote".

A informação da quantidade utilizada do cliente/produto esta disponível no cadastro dos lotes reservados. A informação da quantidade remanescente ainda reservada de determinado produto basta consultar o campo "reserva" disponível no cadastro do produto.

 


Labels
  • Nenhum